segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

México: a primeira impressão

Cidade do México, 05 de fevereiro, 2012

¡Hola!

Buenos días!

Primeiro dia no México, primeira noite maldormida. Tenho insônia e intercalo semanas mal dormidas com semanas morrendo de sono o dia inteiro. Não foi o caso esta noite. Agora, enquanto escrevo este post, são 04:50 aqui (4 a menos que aí) e o problema desta vez é que meu relógio biológico é britânico. Aconteça o que acontecer, acordo 5 horas depois que dormi. Como meu dia ontem foi longo (acordei às 05:00) tive sete horas de vôo e cheguei aqui às 15:00*, ainda tive muito tempo para andar. Além disso, os aviões da TAM estão encolhendo e eu, que nem sou grande (1.64m) tive muita dificuldade de distribuir meu corpo no microespaço que me cabia e também mal dormi. Enfim, eram 20:00Mex e estava exausta e fui dormir. Faça a conta: 01:00Mex, olha eu acordada. Até tentei dormir de novo, mas aí a roupa incomoda, a temperatura do ambiente, a cama, tudo. E, quando consigo dormir, é péssimo: um monte de pesadelo! Desta vez foi com o Quark. Sonhei que ele tinha um escritório meio estranho em um terreno baldio e que era uma cama cercada de papelão. Não lembro o motivo, mas eu e André Amparo entramos lá e os papelões caíram. Tinha gatinhos mortos pelo chão :( e a gente tinha que resolver a data de uma festa e a coisa estava meio enrolada. Estranho!!!

Você deve estar aí pensando: era muito simples evitar esse problema! Bastava sair à noite, mesmo cansada. Afinal, serão só 4 dias para aproveitar o México. Eu também pensei nisso. Acontece que, definitivamente, não me senti confortável para fazê-lo sozinha esta noite.

Os guias turísticos alertam para muitas coisas aqui na Cidade do México e, segundo um site fantástico do governo australiano sobre alertas de viagem, é necessário High Degree of Attention! A classificaçāo deles vai de "tome os cuidados habituais" a "não vá de jeito nenhum". Aqui está numa das classificações bem altas de periculosidade. "Só" por isso não saí a noite. Todos os guias orientam para perigo de assalto e falam sobre a alta drogadição. Em alguns horários e rotas, há vagões de metrô e ônibus coletivos exclusivos para as "damas". Por bom motivo não é... Aconselham, ainda, não tomar táxi de rua em hipótese alguma. Sempre pedir, por telefone, de alguma empresa conhecida ou solicitar que o hotel/ restaurante o faça por você.

Fiquei com hipoatividade temporária do espírito aventureiro! :-)
Estava muito frio (10oC) e chuvoso na saída do aeroporto. Tomei um táxi oficial e o cara que organiza a fila já queria gorjeta (propina ou tip). Fingi que não entendi e entrei no táxi. Não vou usar nenhum adjetivo, só descrever a cena. Imagina o centro de Belo Horizonte, ali perto da rua Carijós há uns 05 anos atrás. Agora põe todos os ambulantes do shopping Oi na rua e lixo no chão. Agora aumenta isso para ficar na proporção de uma cidade mais ou menos OITO VEZES maior que BH. Foi esse o cenário que me recebeu. Mudou um pouquinho para uma avenida larga, com prédios europeizados, já chegando no Hostel Catedral. No táxi, havia uma revista e a propaganda da capa era: abandone as drogas e a cocaína sem o inferno da abstinência! Dr. Fulano.

O taxista elogiou meu nome algumas vezes. Disse não haver Karine por aqui e sim Karina.
Estou começando a aprender espanhol, mas quando eles engatam a quinta marcha, definitivamente, não dá. Aconselhou-me não tomar táxi na rua e me deu seu cartão - e ficou encostando sua mão na minha de um jeito estranho. Quase ao fim da corrida, falou alguma coisa que me pareceu estar me convidando para beber cerveja, caso ele não estivesse trabalhando. Exercitei, mais uma vez, a arte de encenar. Fingi que não entendi ou que não ouvi e tudo certo.

A essa altura, eu já estava com super-neurose até o último fio de cabelo. Aliás, talvez eu já tenha descido aqui com ela e esteja vendo a cidade através dessas lentes muito deformadas. Foi pensando nisso que cheguei ao Hostel, deixei as malas e fui dar uma volta - só na vizinhança. O Hostel não é muito simpático. Tem um restaurante que parece meio sujinho no hall e cheira comida o dia inteiro, além do barulho da TV. Na foto você vai entender o motivo. O quarto é pequeno e a cama balança, mas ok. O banheiro é bom e limpo. A localização é perfeita. Na esquina da Catedral, no Centro Histórico. No Hostel e no entorno da praça há cartazes de um cara de 25anos, com cara de estrangeiro, desaparecido.

Segunda é feriado aqui - Dia da Constituição. A praça e a catedral estavam lotadas. Aos poucos, a minha neurose diminuiu e só sobrou aquele tantinho natural, necessário. No entorno da igreja, que foi construída em cima de um templo e de um local sagrado para os Astecas :""-( havia muita gente. Vários mexicanos recebendo algo parecido com passe, feito com ervas, orações e incensos. Os curandeiros vestem-se de roupas de penas, com chocalho nos tornozelos e com uns adereços de caveiras. As plaquinhas dizem "limpieza Azteca".

A comida das barraquinhas é muito vistosa e diferente de tudo que já vi. Tudo tem muita cor. Desta vez, não vai dar para resistir ao artesanato.

Sentei em um restaurante/casa de tequilas num casarão muito bonito, com vitrais, terraço e vista privilegiada da praça: Casa de las Sirenas. Comi tortillas macias (tacos, né, Dé? -aos pouquinhos aprendo ;-)) de camarão, tomei tequila (servida com uma dose de suco de tomate - irgh - para acompanhar) e pedi um suco de toranja e tinha gosto de laranja estragada (grapefruit, acho que não tem no Brasil)! A tequila estava uma delícia e não desce ardendo, como as que tomei antes.

Estou pensando em ir hoje às pirâmides numa excursão daqui do Hostel mesmo. Amanhã vou a Cuba e volto na quinta. Acho que já estarei mais confortável para rodar a cidade.

Estou feliz por ter amigos me acompanhando através do blog/facebook.
Ahhh e fiquei me divertindo tanto aqui no iPad que o dia já vai começar: 06:20Mex.

Mãe mais pai, não se preocupem demais! Não sou tão doida quanto parece! :-)
Amo vocês!

Besos apimentados!
Depois posto as fotos do Hostel.

Kk

*Para essa coisa de hora não ficar muito confusa, vou fazer parecido com o que a gente faz para denominar dinheiro: se for hora do México - Mex e, do Brasil - BR.

Site do governo australiano sobre segurança em viagens. Nele você pode criar uma conta gratuita e receber atualizações como, por exemplo, do último atentado terrorista ou terremoto :-P (acontece, ué) do país que você pretende ir.
http://www.smartraveller.gov.au

2 comentários:

  1. A história do taxi parece continuação do seu pesadelo... Se cuida e continua escrevendo, estou viajando com vc!
    Beijos Nina

    ResponderExcluir
  2. a 'cara' do hotel é boa... achei ótima a idéia de ''cara de paisagem' em determinadas situações. outro bj grande!!Tail

    ResponderExcluir