quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A bagagem

Resolvi viajar apenas com a bagagem de mão. Isto é, uma mochila um pouco maior que essas de ir para aula. Eu precisava muito da liberdade que viajar sem mala dá, além de adorar a idéia desafiadora de tão pouca coisa para 60 dias e temperaturas tão baixas (estará muito frio na Ásia).

Para isso, mais uma vez fui nos conselhos da querida Clarissa e li sobre light backpacking.

Foi necessário algum investimento. Há muitas roupas chamadas tecnológicas, que viabilizam a bagagem leve. Camisas de fio ionizado que garantem uma semana de uso sem lavar e sem cheiro, roupas quentes que não pesam, toalha que não fica molhada, roupas que secam em 30min...

Assim, minha mochila ficou com 9.8kg. Ela vazia pesa 2.0kg. Quase não deu! Eu estou carregando, basicamente:
- uma calça que vira bermuda e seca rápido e duas calças de usar por baixo no frio (segundas peles) que vão ter que servir de calça mesmo.
- 1 camiseta, 3 camisas de manga curta e 2 de manga comprida. Todas dessas que você usa sem passar da validade. E funciona. Eu testei em BH!
- 3 calcinhas e 2 sutiens, já incluindo a roupa do corpo
- uma jaqueta especial de frio, impermeável (a tecnologia chama Gorotex), com uma por dentro que destaca (de Fleece)
- um vestido.
- pijamas.
- 4 pares de meia.
- 1 tênis, uma sapatilha, uma sandália de trekking e Havaianas.
- coisas de higiene pessoal porque a blusa não vence, mas a gente... (lembrando que em bagagem de mão internacional, tudo tem que ser acondicionado em saquinhos tipo Ziploc e não pode ter volume maior que 100mL).
- iCoisas tecnológicas e seus carregadores e cabos (1.5kg)
- um livro de Yoga.
- uma capa de chuva.
- prendedores de cabelo
- saco de dormir para até zero graus (980g)
- farmacinha de urgência: remédio para febre e dor, enjôo, alergia, dor de estômago, prevenção de malária, infecções do trato urinário ou respiratório, pastilhas que deixam a água potável.


Sim, meninas, eu não trouxe maquiagem e, a menos que eu diminua o peso da mochila, vou continuar sem!

Alguns desses itens eu deixei para comprar em Santiago. Assim, quando eu saí de BH, não tinha blusa de frio e nenhuma calça. Aliás, foi por isso que viajei de vestido.

E estou achando que eu trouxe muita coisa. Dá vontade de deixar mais para trás! ;-)

Um comentário:

  1. Revendo a bagagem:
    - o pijama voltou para o Brasil pelos correios, da primeira cidade.
    - não está dando para ficar sem: hidratante facial.
    - estão sobrando: lacinhos de cabelo e blusas.
    - não deu muito certo: as roupas que, teoricamente, secariam em meia hora, demoraram mais de um dia para secar (dentro do banheiro, com pouca circulação de ar, mas em Havana - quente).
    - está dando certo: mandar coisas para o Brasil pelos correios. Até agora nada chegou mas, pelo menos, consegui enviar.

    ResponderExcluir