quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santiago, Chile, Volta ao mundo, Round trip, viagem


Ola! :-)

Enfim, a viagem começou e começou perfeitamente!

Cheguei otimamente bem e vim no vôo ao lado de um senhor que já viajou meio mundo a trabalho e me deu umas dicas de vestuário, de apps pro iPad essas coisas (vou começar a postar as dicas no final, como rodapé de pagina para a leitura não ficar meio tropeçada, tudo bem?)

A mochila está mega funcionando. Só não ficou muito leve 9.8kg (em relaçao ao volume, ainda cabe muita coisa). Mas acho que, tendo cara de mochila pequena, ninguém frita com o peso.

Para quem não sabe, propus-me viajar os 2 meses apenas com bagagem de mão, o que significa um máximo de 8/9kg (mais ou menos uma mochila de 30L ou metade daquelas mochilonas de camping). Há uma série de questões filosóficas por trás disso e uma delas, como já discutido com uma pessoa muito querida antes, é que tentar ser/ viver de maneira leve é essencial para mim. Entretanto, fui aprendendo que isso dá um certo trabalho.

No caso de viagens, menos bagagem significa menos preocupação, menos peso para carregar e muitos outros ganhos, principalmente para quem vai andar de trem, ficar em albergue e, muitas vezes, fazer checkout cedo e ficar o dia inteiro com a mala sem alças antes de se alojar de novo. O nome disso, de pouca bagagem, é backpacking light.

Comecei saindo do aeroporto num taxi compartilhado oficial do aeroporto, que sai bem em conta e te deixa exatamente no endereço que você quer. Fiz umas compras (Outlet North Face) que eu havia programado porque vou precisar de roupas especiais de frio, principalmente para a Mongólia (menos muitos graus de frio). Umas coisas estavam com preço bom, outras com preço de loja norte americana e umas coisas não tinha. Fiz as compras rapidinho e já andei um tanto aqui. A localização do Hostel Andes é ótima e às 20:00 ainda parecia sol de meio dia no céu. Aliás, sol e temperatura: 35oC na sombra. Neve nem dentro da geladeira.

Nem deu fome direito. Aqui está muito quente e muito seco e dá a sensação de altitude, apesar de ser mais baixo que BH. Com isso, fiquei sem apetite e almocei tarde, uma pizza, que é o que mais tem aqui no centro. Só perde para os cachorros-quentes (sabiam que aqui eles chamam completos?) e tem uns PFs que chamam carne de x (frango, porco, qualquer coisa) pobre. Eu ainda não entendi qual é o do nome "pobre" na comida! Aliás, meu almoço ficou caríssimo. Uma pizza brotinho e uma coca zero por $1160,00 pesos chilenos = uns 3,00 Reais!!
Com nome estranho, desta vez, experimentei só um picolé de Chirimoya Alegre! :)

Tirei umas fotos engraçadas: propaganda de alisamento de cabelo com a "legítima técnica brasileira" e, é claro, passou um táxi tocando Michel Teló no talo. Eu tentei, mas não de tempo de filmar.

No segundo dia, andei a parte turística inteira da cidade a pé. Andei tanto, que cheguei ao Rio de Janeiro*!! Tudo lindo! Estou impressionada como Santiago parece européia. Muito mesmo! A arquitetura parece demais! Outra coisa que me impressionou é que há um banco Santander em TODOS os quarteirões do centro e isso não é no sentido figurado.

Aqui (pelo menos na região que estou, mais central, entre o Cerro Santa Lúcia e a Plaza das Armas) também é muito seguro. Andei sem o menor problema. Inclusive, cheguei quase às 23:00, sozinha, andando uns 6 quarteirões, do teatro.

Dicas da cidade? Lonely Planet e Trip Advisor estão com tudo!

Para mim: o mais fantástico, pela beleza, cor, sentimentos e poesia: La Chascona - casa de Pablo Neruda em Santiago.
A segunda coisa mais fantástica: uma peça de teatro no Museu GAM: Orgia (dramaturgia de Pier Pablo Pasolini, italiano). Fala sobre morte, sexo, moral, família/ dilemas do homem contemporâneo. Quero muito achar o texto no qual foi baseada a peça. Caso consiga, compartilho aqui.

Não está nos guias: uma pequena biblioteca médica aqui na vizinhança. Nada demais, mas estar lá, para mim que sou médica, foi gostoso. Fica na calle Mosqueto, atrás da estação de metrô Bellas Artes.



Dicas de hoje:
-peça de teatro: Orgia
http://www.gam.cl/teatro/orgia2012/
- para os iLovers (aficionados por iPad, iPod e cia ltda)
Há, no site da Lonely Planet, todos os guias em pdf. Você pode comprá-los na íntegra ou só o capítulo que interessar. E são bem em conta! Eles oferecem, ainda, aplicativo de viagem, com mapa e alguns conteúdos do guia. O app não vale a pena. Eles, além de serem de navegação ruim e com menos conteúdo que os guias, são daqueles que "servem para iPad" mas são mesmo de iPhone. Quando você usa no iPad, ele fica com a tela pequenininha.
http://www.lonelyplanet.com/

Junto com o Lonely Planet, recomendo MUITO o Goodreader para iPad. Com ele você pode armazenar os seus pfds (até as fotos) sem aquela chatice de sincronização e, melhor ainda, pode grifar, fazer anotações, organizar pastas e muito mais! Baratinho. Faz backup na Nuvem e oferece a opção de salvar ambos: o arquivo modificado e o original.
http://www.goodiware.com/goodreader.html

Besos!

Vou ficar por aqui, fazendo meu para-casa - continuar o planejamento do viagem - e continuar rindo do karaokê que está rolando no Hostel, com completos (para quem não lembra, cachorro-quente) free! :)

*

2 comentários:

  1. Definitivamente mediremos a vida por "kilómetros"!
    Beijo.
    Coma um picolé por mim também.

    ResponderExcluir
  2. beber mais vinho, lembrar, saborear Pablos e Nerudas.

    ResponderExcluir