Os vistos são uma novela a parte. O que eu e a Hélen fizemos foi:
1. Consultar o site da embaixada de cada país
2. Consultar um site de empresa especializada em vistos (Mundial Vistos) recomendado pela Aurora - querida organizadora de viagens da Vista Turismo Mater Dei
3. Conferir as listas de discussões de sites/ blogs de viagem como Mochileiros.com, que é o favorito da Helenzita.
Foram necessários:
. EUA: ok. Foi só renovar. Quem tem visto que venceu há menos de 01 ano, não tem aquela demora toda de agendamento e sugiro fazer a entrevista em Brasília. Bem rapidinho: menos de uma semana pra agendar e mais ou menos isso para o passaporte chegar em casa. O visto norte americano serve para o México.
. Índia: ok. Tem consulado da Índia em BH. Você mesmo pode providenciar tudo e ainda por cima fica pertinho da ANVISA, onde você leva seu cartão de vacinas e tira o certificado internacional. Olhe o site. Precisa preencher um formulário antes e levar um cheque emitido pelo banco (não serve dinheiro nem você jurar que o seu cheque de cliente Gold mega especial tem fundos). O cheque você consegue com o gerente da sua agência.
. Cuba: fiz via despachante (Mundial). Precisa da cópia do passaporte, voucher da hospedagem.
. China: via despachante. Em caso de extrema urgência, fica pronto no mesmo dia. É mais melindroso. Precisa preencher um formulário, cópia da passagem, endereço de hospedagem, declaração do seu vínculo empregatício no Brasil, seu roteiro de viagem dia-a-dia, além do certificado de vacinação para Febre Amarela. Se você for ao Tibet, que está sob domínio chinês, precisa de uma permissão especial para a entrada tibetana que só é conseguida através da aquisição de um pacote turístico com empresas de lá. Essa autorização é de 3 "graus", dependendo do lugar que você vai dentro do Tibet e pode ser necessária até uma militar, mesmo para turismo. Uma dica que me deram é não citar na solicitação de visto chinês que você vai ao Tibet. Outra coisa é que, em determinadas épocas do ano, como a que estarei na China, o governo simplesmente fecha o Tibet - quer dizer: nada de visitas. Com isso, mudança nos planos... :-(
O visto chinês é por entrada. Como vou chegar em Pequim (Beijing é o mesmo lugar, outro nome), de lá parto para Ulaanbaatar ou Ulaan Bator (capital da Mongólia) e volto, precisei de visto de 2 entradas.
. Mongólia: (via despachante). Tem embaixada em SP. Precisa cópia da passagem.
. Nepal: o visto é concedido na entrada do país. Levar 3 fotos 3x4 recentes. Aliás, é sempre bom ter umas a mais. Vai que você resolver dar um pulinho em outro país...
. Os demais países que vou não exigem visto para brasileiros EM TURISMO. Aliás, tudo o que eu disse acima só vale para visto de turismo.
Prepare o bolso! Tirar visto, ainda mais através de despachante, é MUITO caro! Se Deus quiser e com a ajuda do Daniel e da Clarissa da Mundial, o meu passaporte chega 2 dias antes do meu embarque. Ai que aflição!
- o post estava na minha caixa de rascunhos, quase pronto e - Chamram!!!!! - o passaporte chegou! :-)
Tudo dando certinho!
Planejar com antecedência é sempre melhor! Assim, você não corre o risco de ter de mudar de roteiro de última hora (como eu tive que fazer) e de perder o destino mais famoso deste início de ano, o Canadá! ;-)
Lembro que as exigências de cada país mudam freqüentemente. Assim, essas coisas aí de cima são válidas para este mês e talvez nem o sejam para o próximo.
Alguns países exigem a vacina de Febre Amarela - ou na entrada ou para retirar o visto - e ela tem que ser tomada 10 dias antes de viajar. Mas, lembre-se, meu bem, moramos em um país tropical, abençoado por Deus, bonito por natureza e cheio de pernilongo. Então, é muito esperto não deixar pra vacinar só em caso de viagem. A vacina deve ser renovada a cada 10 anos.
A ANVISA e as embaixadas recomendam, ainda, algumas outras vacinas. Umas são importantes para você e outras para o país (o que não deixa de ser importante para você também) porque através delas você evita ser transportador de agentes infecciosos que não se encontram mais em circulação por aqui. É o caso da vacina para poliomielite, importante para China e Índia. Sarampo tem sido recomendado para quem vai à Europa porque, em 2011, houve muitos casos lá. Recomendado não é obrigatório.
Vale a pena trocar uma idéia com seu clínico sobre outras vacinas como Hepatite A (transmissão através de alimentos contaminados), Febre Tifóide (Índia) e atualizar também a anti-tetânica.
Sites legais:
. Embaixadas do Brasil no mundo: fala onde você precisa de visto ou não. Tem informações do Ministério das Relações Internacionais.
http://www.manualdoturista.com.br/extra.asp?cod=312
. Consulado da Índia em Belo Horizonte. Se você for mais no fim da tarde, pode aproveitar o restaurante indiano que tem lá dentro.
http://www.indiaconsulatemg.org/
.ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em BH, fica na Av. Afonso Pena, esquina com r. Rio Grande do Norte. Endereço e horário de funcionamento no site. Para solicitar o certificado, tem que fazer o cadastro antes na internet.
http://www.anvisa.gov.br/viajante/
. Mundial Vistos
http://www.mundialvistos.com.br/
. Visa Turismo: e com a ajuda da Aurora é melhor ainda!
http://www.visaturismo.com.br/