sábado, 3 de março de 2012

Hell: Beijing primeira impressão.

Bom, vamos lá! Continuando a atualização O vôo para Pequim é uma experiência única, que não pretendo ter de novo, exceto se puder ir de primeira classe... Kkkk
Pra quem conheceu o vôo pra Índia pode multiplicar por 10 e pensar num bando de sacoleiro fazendo comércio no avião, gente é bizarro! Entramos no avião e alguém q não falava inglês estava assentada no meu lugar, resolvo deixar pra lá, afinal ela viajava com o marido q estava do outro lado do corredor. Cinco minutos depois ela descobre que esta no assento errado o dela B e meu D juro q se não fosse o fato do marido ser o vozinho descrito abaixo eu trocava de lugar com ela, pois o assento A estava vago.
Nesse momento concluí que RTW deve em chinês ser a sigla para: se F... somente tem direito a assentar no corredor e na poltrona quebrada.
A amiga do lado dorme, come um pacote de doce e masca chiclete, tudo ao mesmo tempo que discute com o pai ou marido, não sei... Ah na hora de dormir se estica toda, pé pra um lado, braços pro outro, sacolas pro outro e o chiclete mascado é depositado na mesa, bem a vista, tipo daqui a pouco te pego de novo...
O vozinho sentado do outro lado do corredor, do lado da Cassia, tira os (são 2) rotes (não sei se é assim q escreve) pra limpar logo após a refeição, nada como palitar os dentes após as refeições (nessa hora lembrei do Dr Henrique me perguntando o que eu ia fazer na China). A zona é tão grande q os comissários já deixaram as coisas de beber à disposição era só ir lá no fundo e pegar, chegou a ser hilário.
De acordo com Cassia nos conhecemos os primórdios/origem dos sacoleiros. É impressionante a quantidade de coisas q eles são capazes de carregar. E tb vai gostar de viajar com criança de colo, bebê mesmo, menos de 6 meses. São vários mais ou menos 3 a cada 10 fileiras de assentos. Outro adendo ao significado de RTW pode ser ter um bebê próximo, batucando sua poltrona... Pensei em bater na mãe, mas o momento passou. Com mais ou menos 6 horas de vôo eu e Cassia fizemos as contas e descobrimos q chegaríamos em Pequim 24h antes que o planejado. Nesse momento pensamos em NY, na cama do hotel e lembramos que não tínhamos reserva no hostel, ela foi feita para o dia 01/03. Viva!!! Polianei de vez.
Ao desembarcar tentei ligar pro Hostel, no aeroporto da China vc consegue fazer ligações de até 3 minutos gratuitas. Mas o número que tinha do hostel não estava correto, me atende um senhor q não entende nem uma palavra de inglês:
Ele: Ling xing hao????? Ou algo parecido! (me desculpe quem sabe chinês, eu ouço tudo mais ou menos igual)
Eu: Hello is this Peking Youth Hostel?
Silêncio...
Eu: Sorry i belive i dial the wrong number, i'm sorry!
Tentei ligar de novo, vai que da primeira eu tinha teclado errado...
Eu: Hello!
Alguem: Hello!?
Eu: Oh! Good night! Is this Peking Youth Hostel?
Alguém: Hello!? Hello! Hello?
Eu: Hello? Do you speak english?
A partir dai eu só sabia falar sorry e mais sorry, enquanto alguém do outro lado dizia helo e mais helo! Acho a ele me xingou, e muito. Acabamos achando um hotel no aeroporto e como estávamos mortas decidimos ficar por lá mesmo. Um banho morno, uma cama dura e jantar: água, batata frita, fruta seca e MM. O que me salvou foi o bolinho de manga que trouxe do vôo. No outro dia esperamos a Kaka que chegou por volta de meio dia. E começou outra história ...
Após acharmos a Kaka no aeroporto almoçamos comida coreana com pauzinho de metal (estranha essa construção) e partimos rumo ao hostel. Ao sairmos do metrô notamos uma leve garoa e a temperatura devia estar em agradáveis -3, custamos a chegar no hostel e lá chegando SURPREZINHA! Hostel em reforma, todo quebrado, eles mandaram email pra Kaka, mas ela estava incomunicável no Ashram. Ou seja custamos a chegar e tivemos q ir em direção ao outro hostel q os donos tinham reservado para nós, ou seja voltar para o metro na hora do rush com mochilas nas costas. Tenho certeza q o povo xingou a gente de tudo quanto é nome, mas como não entendi nada... Azar deles! Jantamos em um restaurante chinês não turístico e escolhemos as comidas pela foto, cardápio da noite sopa com gostinho de azeda e uma massinha frita com molho agridoce, na volta uma paradinha na 7eleven e castanhas, batata frita e água. Mas na prateleira muita bizarrice alimentar (foto). Quarto quentinho com cama confortável, colegas de quarto uma chinesa viajando de ferias, um inglês que está viajando a mais de um ano e uma senhora alemã que mora na Austrália e que atualmente vive de viajar.
02/03, acordei e dei de cara com um prato de melão em cima do armário do hostel (kkk) Deve ser pra tirar cheiro de tinta. Ah! Esqueci de falar, hostel recém reformado e fomos colocadas num quarto no anexo do hostel, mas o quarto é arrumado, limpo e bonitinho o ruim foi o cheiro de tinta. E eu vi neve pela primeira vez, bem mixuruca, mas era neve... No final gastamos o dia todo pra tentar comprar as passagens de trem de Ulaabaatar para Pequim e após sermos encaminhadas para vários lugares, que não entendíamos muito bem aonde (alguns eram prédios do governo), resolvemos ligar e descobrimos que em Pequim só se consegue comprar passagem para a Mongólia, mas não o contrário. Passeamos em um shopping local e vimos algumas pinturas bonitas, muito bonitas (depois posto fotos). Voltamos tarde pro hostel e decidimos ficar por lá mesmo, foi aí que conhecemos Henrique um jornalista que gosta um "pouquinho" de viajar e que nos intervalos volta pra SP pra trabalhar, ele carinhosamente apelidou o anexo do Hostel de senzala. Ah! Hoje descobri que na China só se acessa facebook, blogs e afins por caminhos muito paralelos...
03/03 Acordar as 6:30 e partir rumo a Ulaanbaatar, temperatura singelos -20graus e para isso fantasiar de boneco de neve e partir. Na Mongólia a internet é livre! Banho as 6:30 e arrumar mochila em silencio pra não acordar ninguém, esquecemos de arrumar no dia anterior, pra não acordar ninguém do quarto. E partir de metrô rumo ao aeroporto. Dessa vez estava um pouquinho menos cheio...

Nesse meio de caminho recebi um email de uma amiga q fala sobre objetivos de vida diferentes do da maioria e no artigo menciona-se o estilo de vida europeu onde as pessoas viajam mais e tem menos apego a bens materiais. Outro objetivo de vida "savoir vivre" ( to live life well and with intelligent enjoyment, meeting every situation with poise, good manners, and elegance), gostei disso! Vou adotar...

As fotos são dos chips de frutas e de inhame. O miojo chique é o almoço coreano, a sopa é a azedinha, do jantar, os pacotinhos são as bizarrices alimentares. Ah! Tem uma do melão tb afinal eu acordava e olhava pra ele... Vou tentar uma foto do aeroporto, ele lembra um dragão, o sistema de aquecimento solar é disposto em escamas e lá dentro tem esculturas incríveis.

Um comentário:

  1. Helenzinha!!! Comecei a ler agora e já estou morrendo de rir e me imaginando nesta aventura com todas as minhas frescuras de comida...Ai meu Deus!!! É muita aventura mesmo... Eu ia ter que levar a minha bolsa do verdemar carregada de coisas para todos os dias, kkkk!!! Estou adorando! Aproveitem bastante, divirtam-se muito aí pois com certeza será uma experiência inesquecível... Beijo grande!

    ResponderExcluir