quinta-feira, 8 de março de 2012

Kk: Munger, Índia: 6o dia no Ashram ou como tomar banho frio, no frio


A rotina tem ficado mais pesada e comecei a entender porque aqui todos comem tanto (principalmente arroz, no café da manhã, almoço e jantar) e são tão magrinhos. A minha agenda está assim hoje: 05:40 servir café da manhã, 07:00 seva de limpeza - hoje eu mais um limpamos o banheiro do prédio principal, 08:00 - 11:00 ajudar na cozinha (lembrando que a cozinha produz refeições para mais de 200 pessoas), 11:00 almoço. Hoje, após o almoço, ajudei a limpar muitos muitos metros de lona sob o sol da Índia cozinhando as idéias, 14:00 pausa para um leite gelado com especiarias. A seguir, trabalho na cozinha. 17:00 jantar. 18:00 cerimônia especial em comemoração da união dos deuses Shiva e Parvati. O evento foi lindo, ao ar livre, com rituais e cantos, mas durou umas 2 horas e eu, que já estava um caco, nem consegui manter a mente muito presente. Os joelhos, então...

Relendo esta narrativa, o trabalho nem me parece tão árduo mas, foi ou, pelo menos, senti como tivesse sido e não é por falta de atividade no Brasil. Ébem freqüente eu passar 12 horas à noite trabalhando ininterruptamente.

Quando cheguei ao quarto, além de morta eu estava imunda de sujeira das lonas, de terra de batata, suor e por aí vai. O banho era "impulável". Juntei a pouca coragem que tenho e encarei a água fria, no frio. Antes do banho, eu estava usando blusa de manga comprida fina, casaco com 2 camadas, calça e cachecol.

Como há muito tempo não dou dicas de viagem, aí vai :-P
Para tomar banho em condições térmicas desfavoráveis:
1. já deixe tudo pronto para vestir, inclusive a peça que for vestir primeiro (da parte do corpo que sente mais frio) por cima.
2. entrar direto embaixo da fonte de água (a minha é uma torneira de altura mediana) pode até limpar melhor mas, a temperatura...Então, o pulo do gato é pegar a água com as mãos em cuia porque estas podem aquecê-la.
3. jogar a água no corpo. Se você não possui as mãos quentes como a minha ou não consegue manter a temperatura das mesmas, o jeito é tremer de frio!
4. Manter o corpo encolhido também ajuda a manter a temperatura. Para quem passou o dia inteiro com as pernas bem dobradas, um banho agachado não é nada demais.
5. sempre que possível, deixar o banho para as horas mais quentes do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário