quarta-feira, 14 de março de 2012

Hell: Beijing segunda impressão...

Não sei muito bem como começar, se meus irmãos estivessem aqui diriam q devo começar pelo começo, pelo menos pra fazer sentido...
Então vamos lá, pelo começo. Na verdade não se trata de uma segunda impressão, mas sim de uma nova visão, é como se dessa vez eu tivesse realmente conhecido um pouco do que cidade tem a oferecer.
A primeira vinda a Beijing foi corrida e cheia de coisas para resolver (tudo bem que não conseguimos resolver nada) e rapidamente partimos para a geladeira... Dessa vez ao chegarmos nos deparamos com a necessidade de um taxi ate o hostel, após tentarem nos passar para trás, 400 yuan numa van sinistra e depois 600 yuan na outra, conseguimos um taxi pelo taxímetro e ficou quase o mesmo valor que as três passagens de trem, vale a pena o taxi, mas só se for pelo taxímetro. Como o hostel ficava num Hutong tradicional tivesmos que descer em uma avenida e entrar no beco a noite, sem placas (visíveis depois vi pequenas placas de indicação, mas a noite e no escuro...). Como a Ka tinha o nome do Hostel escrito em chinês um senhor nos indicou como chegar, mais uma vez viva o símbolo da hosteling international. No hostel já recebemos dicas e um mapa (é impressionante como um mapa passa a ser super importante quando se está num lugar onde não se conhece nada e ainda por cima se sente analfabeto), orientações de como ir a quase todos os locais e pessoas que falavam inglês compreensível.
Antes mesmo de chegarmos ao Hostel a Angela nos alcançou num dos bequinhos. Angela é a amiga chinesa que a Kaka fez no México. E saimos para jantar, prato do dia sopa, pimenta com peixe e com carne, acompanhada de arroz com abacaxi, fiquei no arroz e na sopa o restante só provei. Noite mal dormida no hostel gelado e com controle do ar condicionado em chinês, dormi debaixo do ededron dentro do saco de dormir.
Dia 2: Cidade proibida: fomos a pé do Hostel ate lá, afinal ela era nossa vizinha, cirundamos o parque, atravessamos uma avenida e lá estava um muro vermelho cercado por um lago, com torres de vigia e nossa não sei descrever em palavras. É fenomenal todos os halls e palácios estão sendo ou foram restaurados, mobílias e objetos de decoração originais em exposição. Tudo lá pra vermos. As cores, nossa as cores! Vermelhos, verdes, azuis e dourados, dragões dourados... Jantar no Hostel noodle soup e depois a opera de Pequim no teatro Lyan
Dia 3: dia gasto com compras as meninas tecno coisas e eu badulaques e lembrancinhas... A noite fomos convidadas para jantar com a Angela e alguns amigos, isso foi uma experiência a parte que fez de conhecer Beijing algo mais divertido, todos se atribuíram um nome em inglês, o que facilitou muito nossa vida! Recebemos dicas e todos estavam muito interessados no Brasil. Os sabores foram divinos dessa vez sem pimenta. Resultado voltamos tarde para o Hostel, mas dessa vez quarto quase quente (o povo esquece que ar quente sobe e frio desce, aí põe aquecedor quase no teto).
Dia 4: acordamos tarde, pra variar, e fomos para o Palácio de Verão, maravilhoso e se no inverno estava lindo imagino na primavera e no verão... Apesar de ser o palácio de verão, o imperador Qianlong construiu um longo corredor totalmente coberto e decorado para sua mãe poder passear nos jardins no inverno, só porque ela gostava de ver a neve no lago. Almoçamos noodle de potinho no palácio e tentamos jantar algo no hostel, mas a cozinha já estava fechada e a gente muito morta para sair de novo, comemos bobagens no quarto.
D5: Grande Muralha (Jingshaling) a primeira opção era um trecking até Simatai, mas estava fechado por ser inverno, praticamente só estávamos as 18 pessoas foram conosco no passeio, ótimo para fotografar. Ainda bem que não rolou o trecking pra Simatai, acho que desistia no meio do caminho. Jantar no hostel e fomos a um bar com a Ângela e seus amigos, cantamos algumas músicas, melhor Cassia cantou eu no máximo um backing vocal e Kaka batucou.
D6 (3em1): Templo Lama, lá as pessoas frequentam para orar até hoje, foi ótimo acompanhar os ritos. Eles oferecem incenso para Buda e queimam incenso na entrada dos templos. Escola de Confucio estava acontecendo uma exposição sobre a história dele e os ensinamentos de sua escola, acho que vou ler mais sobre esse senhor. E por último o Templo do ceu magnifico, vimos corais ensaiando e os locais sao amplos e muito bem decorados, esse templo na antiguidade era usado para sacrifícios por uma boa colheita. Foram tantos lugares lindos em pouco tempo, não vejo a hora de baixar as fotos da câmera e deixar o mundo aproveitar um pouquinho de que eu vi, soltar o mosquitinho viajador pra picar algumas pessoas...
Já começo a mudar de idéia sobre voltar à China, quem sabe na primavera ou outono? Começando por Moscou, fazendo a transiberiana... Bom esses são outros planos, pra outra época, outros tempos...
PS: dois pensamentos me acompanharam durante todo o tempo em que visitei os templos e palácios: 1)existe um corredor de vento que faz tudo ficar mais gelado assim que a gente entra no lugar e 2) como é que esse povo andava tanto com tanta roupa? Kkk comecei a divagar... Bjks e oi pro mundo
Legenda das fotos o prédio com leão é na Cidade Proibida, o leaozinho também, o escrito é da escola de Confúcio e a Muralha não preciso falar, né?!