domingo, 18 de março de 2012

Hell: O topo do mundo é logo aqui...

15/03 chegamos no Nepal, mais especificamente em Kathmandu, depois de termos saído de Guílin ás 22h chegado em Chengdu ás 00h e partido novamente ás 09:50, enfim com destino ao Nepal... Nesse meio tempo dormimos em Chengdu por mais ou menos 5h (meio lama, cama boa, hostel legal, mas muito morta de cansaço).
Chegamos ao Nepal meio mortas de fuso, de sono, de cansaço, de quase tudo...
Nos buscaram no aeroporto e ao chegarmos no hotel fomos apresentadas ao gerente de turismo do hotel, como tinhamos pressa, combinamos um passeio para Nargarkot para ver o sol nascendo próximo ao Everest e depois visitarmos Patan, pedido USD 50, como estávamos sem paciência para negociar topamos por USD 45. Passeamos pela cidade, parece muito com a Índia, mas a arquitetura é diferente, a exploração ao turista é maior e as ruas são menos sujas. Ah e aqui parece ser o paraíso dos "bicho grilo"! Jantamos ás 17 horas e fomos dormir, por exaustão e por que o combinado era acordar ás 4 da madrugada pra partirmos rumo a Nargarkot e ver o Everest para depois passear por Patan.
D 2: despertador tocou as 4h após uma noite estranha, com pesadelos e direito a um carregador na testa por que a tomada fica em cima da cama...
Noite fechada ainda e partimos rumo a Nargarkot, chegamos lá e pouco tempo depois o sol começou a nascer, pintando de dourado as montanhas da cordilheira do Himalaia e o EVEREST! Deixo para vcs verem uma foto, batida com o celular, então vejam ou imaginem o q eu vi, por que eu não sei descrever... Na volta o motorista nos perguntou se que queríamos conhecer Bhaktapur, que era a pegadinha de turista, a gente imaginou, mas assustamos... Pra entrar na cidade USD 15 por cabeça e é taxa oficial! Valeu o dinheiro, a cidade é muito bonita, bem preservada e estão restaurando do que foi deteriorado pelo tempo. Almoçamos na cidade e o motorista assentou na mesa conosco, ficamos sem graça e perguntamos se ele aceitava almoçar... Aceitou, comeu mais que nós 3, mas no final decidimos que essa seria a "tip" 600 rupias nepalenses, convertendo nem ficou tão ruim. Mas achei meio abusado da parte dele, na Índia eles nos deixavam na porta e depois voltavam para buscar ou assentavam em outra mesa e eram responsáveis pela sua própria comida. Após o almoço partimos para Patan, visitamos a Durbar square, tiramos umas fotos e passeamos um pouco pela cidade. Ao chegarmos ao carro tivemos que esperar o motorista por cerca de 15 minutos e ele nos disse que ligou para o gerente dele, o mesmo digníssimo senhor que nos vendeu o pacote , no dia anterior, e que o mesmo disse que Patan não estava incluído no acordo. Voltamos ao hotel e, quem eu encontro?! O mesmo digníssimo senhor, paguei o que devíamos e subimos para o quarto. Saímos para andar novamente por Kathmandu. Encontramos dois brasileiros que estavam partindo para o trecking até EBC, ai que vontade de ir com eles... Jantar no hotel e ver a cara do motorista e do gerente varias vezes, passando e sorrindo, quase tive indigestão. Ainda bem que amanhã estamos caindo fora. Volto ao Nepal, mas não pro mesmo hotel!
Restante da noite, tentamos falar com Marina e resolver o Marrocos, afinal pra lá só tem passagem...
D3 acordamos usufruímos mais um pouquinho da internet movida a lesmas congeladas pelo Everest, fechamos a mochila e zarpamos rumo á Turquia! A raiva passou e até despedi do senhor gerente de turismo.
Quero muito voltar para fazer o trecking ao EBC, mas se bobear mudo a cidade... E antes uma passadinha no Tibet pra chegar mais paciente... Mas esses são devaneios pra outro momento.
Lidi bem vinda! Te encontro no aeroporto!
E pra todos: Bj, bj, bj! E até daqui a pouco! Com mais novidades!
Fotos: o sol nascendo em Nargarkot, a cordilheira do Himalaia, prédios de Bhaktapur.

Um comentário:

  1. "INTERNET MOVIDA A LESMA GONGELADA" já entrou p meu vocabulário. bjs p todas. Tail

    ResponderExcluir