Inicialmente ia escrever tudo do Marrocos de uma vez, mas quando o final foi chegando optei por dividir pra ver se a demora mais a acabar. Complicado essa história, estou com saudades das pessoas que deixei no Brasil, mas agora no finalzinho, deu uma vontade de recomeçar...
Bom vamos lá. Embarcamos em Istambul com destino a Casablanca. Em Casablanca encontramos a última companheira a se juntar a nossa aventura, Marina.
Marina chegou no aeroporto de Casablanca bem cedinho e ficou nos esperando até quase 15h, que foi quando terminamos todos os procedimentos de alfândega. Depois sacar dinheiro e direto para o hotel. Entrada bem decorada estilo Riad, mas os quartos, "meu Deus"... Como uma foto vale mais que mil palavras deixo a foto para vocês. Foi bom conversar com Marina, me atualizar sobre algumas coisas fez diminuir um pouquinho a vontade de voltar pra casa... Jantar num restaurante especializado em peixes e frutos do mar, bem do lado do mercado de peixe, comida deliciosa.
D2: dia cheio, acordamos cedo, mochilas prontas, direto para a Mesquita Hassan II, realmente uma construção maravilhosa, mas o dia estava nublado com nevoeiro e me senti como João nas nuvens tentando enxergar o castelo depois de ter subido no pé de feijão. Pelo interior é de longe a Mesquita mais bonita que já vi (os trabalhos em madeira, a iluminação, tudo...). Saímos da Mesquita rumo a estação de casa voyager -trem para Meknés (compramos primeira classe devido a pequena diferença de preço para a segunda e dessa forma garantiríamos um lugar para assentar), só tinha cabine e o ar condicionado não estava funcionando. No inicio tudo bem, a alegria da Lidi em andar no trem de "cabininha" contagiou todo mundo, mas quando o calor foi aumentando e a janela só abria um pouquinho, foi batendo uma preguiça... Faltando umas duas estações mudamos de vagão, pra um com ar. Descemos em Meknés, dessa vez um carro nos esperando (esqueci de contar que dessa vez devido a uma recomendação de uma amiga do André, conseguimos resolver tudo muito mais fácil). Almoçamos em Meknés, passamos por Moula Idriss (a primeira cidade islâmica do Marrocos, onde não há bares nem hotéis, segundo o nosso motorista que fez muito bem as vezes de guia). Uma visita a Volubilis (ruína romana do século III - pelo que consegui encontrar de história do local) e uma parada para ver o por do sol próximo a um lago artificial e algumas plantações, tudo tão verde que fica difícil acreditar que a 400 Km esta o deserto. Chegamos no hotel já era noite, mas acertamos tudo até o passeio de camelo pelo deserto. O hotel é novo tem menos de 2 anos de funcionamento e além dos funcionários extremamente prestativos, a decoração é linda. Jantar num restaurante que funciona na casa dos donos com a comida preparada pela esposa e pela mãe do dono. Tudo maravilhoso!
D3: hoje, 26/03 é parabéns pra você, aniversário da minha irmã Laélia. De passeios foi dia de conhecer a Medina de Fes e a parte nova da cidade. Muito diferente e ao mesmo tempo muito parecido com varias cidades, os cheiros, as pessoas, as lojas, os caminhos... Difícil descrever, é realmente um mundo paralelo... Jantamos em outro restaurante, não tão bom quanto o de ontem, mas nos divertimos até. Lidi deu aulas de árabe. As aulas da Lidi rendem um post inteiro.
D4: acordamos ás 7h e ás 07:30h saímos de Fes com destino ao deserto... O dia inteiro no carro e mais 90 minutos em cima do camelo para chegarmos num acampamento no meio do nada, no meio da noite! Juro que quis matar a Lidi, mas no final foi super divertido. Nossos camelos Augusto Felipe (Cassia Elena), Zé Roberto (André), Fernando (Lidiane), Serginho (Helen), Adailton (Marina) e Beth (Karina). Noite divertida vendo um mar de estrelas. Jantar: tangine no deserto, sobremesa laranja. Dormimos numa suite super fina um monte de cobertores forrados com lençol e mais cobertores. Bom, não vou falar nada sobre conforto, mas foi um hotel de um milhão de estrelas... O retorno para Merzouga foi...digamos que a empolgação de andar de camelo tenha passado.
D5: estrada novamente a caminho de Marrakesh... No próximo post Marrakesh.
Fotos: o hotel em Casablanca (cama de dossel), a Mesquita Hassan II (a do pé de feijão), o hotel de Fes, o deserto e os camelos. Copinhos de chá de menta e Jantar na tenda no deserto.
Em breve o final... O percurso até e Marrakesh. E depois pra casa...
Que legal kaka , que saudade de voce também. Aproveite muito. bjao
ResponderExcluir