sexta-feira, 16 de março de 2012

Hell: Guílin

Saímos de Beijing em 11/03 com destino a Guílin (pronuncia Güilin ou algo parecido) na bagagem memórias de Beijing, pois as lembrancinhas estão indo pelo correio, chegam em 2 a 3 meses (é que elas vão pra lá de navio!).
Ao pousar já nota-se a diferença, montanhas!!! Indo para a cidade vê-se arvores com folhas verdes, flores nos canteiros, a temperatura e a umidade, ai meu nariz parou de sangrar no segundo dia!
A cidade é extremamente turística com barraquinhas de artesanato, ruas fechadas com lojas e restaurantes com quase qualquer tipo de comida (continuamos arriscando paladares e jantamos tailandês-pimenta, leve mas pimenta), no restaurante uma certa dificuldade de comunicação, queríamos peixe, pedimos dois pratos diferentes e sempre algum não podia, foi necessário que o gerente ligasse para nos explicar que na cozinha só tinha um peixe disponível... O restaurante ficou carinhosamente conhecido como o "UM PEIXE", por nós. Voltamos pro Hostel e descobrimos mais um ar condicionado que não funciona, mas dessa vez tinha cobertor elétrico e com isso nem precisamos do ar e o saco de dormir voltou pro fundo da mochila.
Dia 2: café da manhã na padaria próxima ao hostel, Kaka encontrou pão de queijo e broa de milho, eu um sanduíche salgado com doce, mais biscoito de gergelim e Cassia até se deu bem. Saímos para tentar encontrar o museu de arte de Guílin, não encontramos, mas fomos a Reed Flute cave (que apesar das luzes muito artificiais é um espetáculo a parte). Na volta uma voltinha num dos lagos e mais algumas fotos, além de um ensaio musical na beira do lago... Voltamos pro Hostel e jantamos no paraíso da pimenta (cardápio do dia noodle verde com pimenta vermelha, peixe frito e depois cozido num molho estranho com pimenta, peixe no espeto com muito curry e pimenta e abóbora frita, que alivio sem pimenta!). Viva a coca-cola!!! Noite quentinha no Hostel, teve karaoque e a Cassia fez o maior sucesso! Eu e Kaka terminamos a noite com 1 e meio China shot não sei que bebida era, acho que era a flutuante...
Dia 3 saímos cedo pra fazer o passeio no rio Li, muito bonito, mas o dia estava nublado e com isso as montanhas ficaram cobertas, mesmo assim algumas boas fotos. Descemos em Yangsu e andamos o comércio local, milhões de barraquinhas de artesanato, me perdi em bobaginhas (pequenas, mas muitas), estou, quase, ansiosa pelo próximo correio... Agora a mochila deu uma pesadinha. Jantar comida de rua: dumplings, Enroladinho de gosma com arroz e feijão na folha de bambu (zero tempero, nem pimenta) e pãozinho com creme doce de ovo no meio) acompanhado de coca-cola! Como foi impossível comer, no final pizzaria e uma quatro estacione acompanhada de um vinho alemão não sei que uva, com tampa de rosca!
D4: Enfim a cidade mostrou sua verdadeira face, choveu o dia inteiro e quando não chovia tínhamos que conviver com a "fog" (kkk), comprei mais uma sombrinha. Descobrimos onde era a o museu de arte e fomos até lá, programa pra dia de chuva. Acontece que o dito museu era na verdade uma galeria onde aconteciam algumas exposições e essas somente à noite, ou seja, visitamos mais uma lojinha de pinturas chinesas. Voltamos pro Hostel, dormimos na cama quentinha, fechamos as mochilas e descemos para tentar resolver mais algumas coisas que precisavamos de internet e aguardar a hora do vôo. No hostel estava acontecendo uma festa de dumplings (aprenda a fazer e coma) resolvemos parcialmente nossas pendências e enquanto isso... Cassia conheceu Jorge, um espanhol gatíssimo! Ela até desaprendeu de falar inglês na hora de conversar com ele, recebeu algumas dicas do Nepal e partiu sem dar o email para Jorge, bom ela foi embora e deixou o gato sem pelo pra trás.
Próximo destino o topo do mundo!
Bj, bj, bj! E até...
Fotos: pão de queijo e broa chineses, passeio no rio Li, bolinho de gosma e os dumplings na bandeja de bambu, eu e Kaka com o gato de pelo após os China-shots e a foto que parece flor de velório é o anuncio de uma liquidação na loja!