quinta-feira, 8 de março de 2012

Kk: Munger, Índia, 22 de Fevereiro de 2012


Os dias estão voando e nem parece que uma semana aqui já se foi. Hoje, fiquei triste pela primeira vez na viagem. Eu estava fazendo o meu cleanning seva (o trabalho matinal de limpeza) - aliás, o trabalho solitário ou em silêncio é ótimo para reflexão - e me lembrei de um banheiro que me é muito familiar no Brasil. Aqui, pede-se que a descarga do sanitário seja acionada quando "estritamente necessário". Para as outras situações, como "número 1", é solicitado o uso de uma canequinha de água 2 vezes. Há uma torneira em cada portinha do banheiro. Há ainda, um rodinho para secar o chão e adjacências após o uso da caneca. A lixeira para os papéis higiênicos ou jornais utilizados como tal, é uma só e fica do lado de fora. Mesmo assim, o banheiro está sempre infinitamente mais limpo do que de muito ligar em Belo Horizonte freqüentado por uma elite instruída e onde há funcionários o dia inteiro tentando, em vão, manter o ambiente apresentável. Isso me doeu muito. Um dos grandes princípios do Ashram é servir desinteressadamente e isso está muito longe de ser a realidade de muitos ambientes onde vivo.

Alegrou-me lembrar das pessoas que praticam o servir com muito amor e dedicação, como meus pais, as mulheres da minha família e algumas outros queridos ou conhecidos como Adrinez, Carol e Neto.

Dica do dia: The Seven Spiritual Laws of Yoga - a pratical guide to healing body, mind and spirit. Ed. Wiley India, 2007, Deepak Chopra e David Simon. Eu tenho e posso emprestar quando chegar.

22 de Fevereiro/ noite

Aqui não há tomadas disponíveis e, nem chorando ou fazendo cara de piedade eles recarregam as baterias dos eletrônicos na secretaria. Com isso, estou sem o iPad, onde geralmente tomo notas e escrevo os rascunhos dos posts. Restaram-me, então, como local para anotações, os versos dos emails que eu trouxe impressos com dados das reservas, passagens, essas coisas. Estou numa economia danada de papel. Até agora, foram 14 páginas em 07 dias. Isso vai me complicar um pouco as coisas para manter o blog em dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário